Tremor Essencial

Causas

 

Aproximadamente metade dos casos de tremor essencial parece resultar de mutações genéticas (distúrbio autossômico dominante), que são referidos como tremor familiar. Apenas um gene "portador  da doença" de um dos pais pode transmitir o tremor.

 

Pessoas que tenham pais com mutação genética para Tremor Essencial tem 50% de chance de desenvolver o distúrbio. Além disso, o Tremor Essencial geralmente se manifesta em pessoas com 40 anos ou mais.

Sintomas

 

O tremor começa gradualmente, predominando em um dos lados do corpo. Manifesta-se quando o paciente assume certas posturas (como estender o braço para frente) ou quando realiza um movimento (como escrever ou levar um copo à boca). Em contraste ao tremor parkinsoniano, o Tremor Essencial piora com o movimento.

 

O tremor ocorre inicialmente em uma das mãos, podendo acometer as duas, além das pernas. Além disso, pode incluir qualquer parte do corpo, incluindo a língua e a cabeça. 

 

Os sintomas podem ser agravados por estresse emocional, insônia, fadiga, cafeína ou temperaturas extremas. Pode ser aliviado quando o paciente faz uso de pequenas doses de bebida alcoólica.