Sobre Dr. Fabio

Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP - SP), Dr. Fábio se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Com a finalidade de aprofundar seus conhecimentos e se especializar em Neurocirurgia Funcional, passou 5 anos em Lyon – França, onde fez seu Fellowship em Neurocirurgia Funcional no Hôpital Neurologique Pierre Wertheimer, além de concluir seu Mestrado e Doutorado em Neurociências pela Université Claude Bernard Lyon I. Ainda na França, Dr. Fabio se especializou em Ressonância Magnética Funcional, EEG e Potenciais Evocados nociceptivos no Centre d'Etudes et de Recherches Medicales par Emission de Positons (Lyon).

Voltando ao Brasil em 2008, passou a integrar o Grupo de Neurocirurgia do Hospital Santa Marcelina, ficando responsável pelo Serviço de Neurocirurgia Funcional e ao Grupo Multidisciplinar de Dor deste hospital. Com isso, foi possível dar acesso à Terapia de Estimulação Cerebral

Profunda e ao tratamento neurocirúrgico da Dor aos pacientes SUS da região leste de São Paulo. Hoje, o serviço de Neurocirurgia Funcional do Hospital Santa Marcelina, conta com mais de 50 pacientes implantados e 5 projetos de pesquisas em andamento.

Em 2017, Dr. Fábio Godinho foi convidado a integrar a equipe de Neurocirurgia Funcional do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, um dos maiores e mais importantes grupos do Brasil. Além disso, é pesquisador associado do laboratório de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC, onde possui projetos de pesquisa na área de local field potentials.

Atualmente, Dr. Fabio possui 8 projetos de pesquisa em andamento, mais de 15 artigos publicados em grandes revistas científicas, além de dezenas de trabalhos anuais apresentados em Congressos Internacionais na área de Neurocirurgia Funcional e Neuromodulação.

Formação Acadêmica

2005 - 2008

Doutorado em Neurociências

Université Claude Bernard

Lyon I França

2004 - 2005

Mestrado em Neurociências

Université Claude Bernard

Lyon | França

2003 - 2007

Fellowship em Neurocirurgia Funcional

Hôpital Neurologique Pierre Wertheimer - HNPW

Lyon | França

2002 - 2003

Aperfeiçoamento em Neurocirurgia Funcional

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - FMUSP

São Paulo | Brasil

1997 - 2002

Residência Médica em Neurocirurgia

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - FMUSP

São Paulo | Brasil

1991 - 1996

Graduação em Medicina

Universidade de São Paulo - USP

São Paulo | Brasil

Projetos de Pesquisa

2018 -  Estimulação da área do Núcleo do Pedúnculo Pontino em pacientes com Doença de Parkinson. (Em andamento)

Estimulação da área do Núcleo do Pedúnculo Pontino em pacientes com Doença de Parkinson: avaliação dos resultados motores com foco nas alterações de marcha, nas quedas, no equilíbrio e no impacto na qualidade de vida.

2016 -  Tratamento do transtorno depressivo maior em pacientes com Doença de Parkinson. (Em andamento)

Tratamento do Transtorno Depressivo maior em pacientes com Doença de Parkinson utilizando Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua: Ensaio clínico Randomizado Placebo Controlado.

Premiações

2019

Best Paper Awards, 6 Congresso BRAINN - Brazilian Institute of Neuroscience and Neurothecnology

2012

Early Career Research Grant, International Association for the Study of Pain - IASP.

2009

Melhor Tese de Doutorado 2008 do Dept Rhone - França, Societé des Amis de L'Université de Lyon.

2007

Prix UPSA pour la recherche à la douleur,

Foundation UPSA

2002

Título de Residente Chefe, Hospital das Clínicas da USP.