
Doença de Parkinson
Sintomas da Doença de Parkinson
Sintomas motores
As pessoas geralmente estão mais familiarizadas com os sintomas motores da Doença de Parkinson. Esses são os sintomas mais visíveis e mais utilizados pelos para se fazer o diagnóstico. Os três sintomas motores "cardinais" da Doença de Parkinson são:
Rigidez: rigidez muscular. Dificulta o movimento e pode gerar dores.
Lentidão (bradicinesia): diminuição do movimento automático e voluntário; pode incluir lentidão ao andar, menor balanço do braço durante a caminhada ou diminuição da expressão facial.
Tremor em repouso: um tremor rítmico e involuntário que ocorre nos membros superiores ou inferiores quando está relaxado, diminuindo de amplitude durante o movimento voluntário.
Nem todas as pessoas com Doença de Parkinson possuem os três sintomas motores, mas a lentidão sempre está presente. Embora o tremor seja o sintoma mais comum no diagnóstico, nem todos os portadores de Doença de Parkinson têm tremor.
Outros sintomas motores como alterações da marcha e do equilíbrio também podem ocorrer. Apesar desses sintomas poderem ser apresentar a qualquer momento, é mais provável que ocorram nas fases mais avançadas da doença. A Constipação também ocorre com frequência e resulta da redução dos movimentos intestinais, trazendo dificuldade na evacuação.
Sintomas não motores
A Doença de Parkinson também apresenta outros sintomas que não estão diretamente relacionadas aos movimentos:
Pressão arterial baixa (hipotensão ortostática): diminuição da pressão arterial ao mudar de posição, como ficar sentado, o que pode causar tonturas ou desmaios.
Problemas urinários: micção frequente, perda involuntária de urina (incontinência) ou dificuldade em esvaziar a bexiga (fluxo fraco).
Sialorréia: excesso de salivação
Apatia: falta de motivação e interesse pelas atividades.
Problemas de memória ou do pensamento (cognitivos): variam amplamente, podendo se apresentar como dificuldade de atenção, da linguagem e da memória. Compreende desde comprometimento cognitivo leve até grave, este último afetando o trabalho e as atividades de vida diária (demência).
Distúrbios do humor: depressão (tristeza, perda de energia, pensamentos negativos) e ansiedade (preocupação incontrolável).
Psicose: alucinações visuais, auditivas e delírios.
Distúrbios do sono: incluem insônia e agitação durante o sono.
Converse com seu médico se estiver apresentando esses sintomas, principalmente se eles estiverem interferindo em suas atividades diárias.