Doença de Parkinson

O que é a Doença de Parkinson?

 

A Doença de Parkinson ocorre quando as células cerebrais (neurônios) que produzem a Dopamina, além de outros neurotransmissores, param de funcionar ou morrem. Com isso, começam a aparecer sintomas motores como o tremor, a lentidão dos movimentos, a rigidez, dificuldade para caminhar e falta de equilíbrio. Além dos sintomas motores também ocorrem os sintomas não motores como: constipação, depressão, insônia, problemas de memória, perda do olfato entre outros.

 

A Doença de Parkinson é uma doença progressiva, sem cura até o momento. Isto significa que os sintomas pioram lentamente com o tempo. A experiência de viver com a Doença de Parkinson depende de cada indivíduo. A gravidade dos sintomas e a progressão da doença varia de pessoa para pessoa e está muito relacionada aos hábitos de vida. Um estilo de vida saudável reduz a agressividade da doença.

A Doença de Parkinson afeta cerca de 3% da população brasileira acima de 60 anos de idade. Estima-se que haja mais de 6 milhões de pessoas portadoras da doença em todo o mundo. Os sintomas motores aparecem tipicamente por volta dos 50-60 anos de idade.

Fonte: Dr. Fábio Godinho