Distonia

O que é Distonia?

 

A Distonia é um distúrbio do movimento no qual ocorre contração muscular involuntária, causando movimentos repetitivos ou em torção de segmentos do corpo. Geralmente está associada a alguma alteração genética ou ao uso contínuo de algumas medicações, como os neurolépticos. 

 

A condição pode afetar uma parte do corpo (Distonia focal), duas ou mais partes adjacentes (distonia segmentar) ou várias partes do seu corpo (Distonia generalizada). As contrações musculares podem variar de leve a grave. Elas podem ser dolorosas e interferir no desempenho das tarefas do dia-a-dia.

 

Não há cura para a Distonia, mas os medicamentos orais e a toxina botulínica podem melhorar os sintomas. A cirurgia é uma alternativa para os pacientes que mantém sintomas limitantes, a despeito do tratamento clínico. A estimulação cerebral profunda (DBS) pode alterar o funcionamento anômalo de diversas regiões cerebrais, resultando na redução dos sintomas. A chance de resposta à cirurgia depende da origem da Distonia, devendo ser bem discutida caso a caso.