Estimulação Cerebral Profunda - DBS

Candidato Ideal

O candidato ideal é aquele que começa a apresentar as Flutuações Motoras ou as Discinesias. Trata-se de complicações decorrentes do uso crônico das medicações.

 

Dá-se o nome de Flutuações às respostas imprevisíveis das medicações. Ao contrário do início do tratamento, quando o efeito da Levodopa é prolongado e previsível, os benefícios do medicamento são mais curtos e imprevisíveis durante as Flutuações. Isto obriga o uso de doses maiores, em intervalos mais curtos.

 

As Discinesias são movimentos involuntários que ocorrem, na maior parte das vezes, durante o pico de ação da Levodopa.

Tanto as Flutuações como as Discinesias comprometem significativamente a qualidade de vida. Elas se iniciam, em média, após 5 a 6 anos do início do tratamento. A cirurgia traz excelente benefício motor, eliminação das Flutuações e das Discinesias, promovendo melhora inquestionável na qualidade de vida.

A decisão cirúrgica deve ser tomada após extensa avaliação clínica. Uma discussão detalhada envolvendo o paciente, familiares e a equipe é fundamental após esta avaliação. O paciente e os familiares precisam conhecer os princípios da cirurgia, os resultados esperados, as eventuais complicações, além da rotina a ser adotada no longo período após a cirurgia. Lembre-se que a cirurgia é apenas o início de uma longa história. Escolha uma equipe que dê todo o suporte que este tratamento exige.

 

Fonte: Dr. Fabio Godinho